Olá amigos do CB! Falarei nesse post, sobre como escolher o tipo certo de marcação para cada situação. Não seja preguiçoso, clique no botão  "Leia Mais".


Bem, para começar este artigo, temos que saber quais são as opções de marcação que o Brasfoot nos dá. Aí vão:

  • Marcação leve: Consiste em situações em que seus jogadores não marcam bem seu adversário, não pressionam muito. Sendo assim, obviamente, seus jogadores não ficarão muito cansados e não farão muitas faltas,porém a chance de sofrer gols será maior.
  • Marcação pesada: Jogadores que tentam, razoavelmente, tomar a bola de seu adversário. Comparado ao estilo leve de marcação, seus jogadores cansarão mais, farão mais faltas e cansarão mais. A possibilidade de sofrer gols diminui.
  • Marcação muito pesada: Pouco usada no Brasfoot. Há vários motivos para provar esse fato, desde pouca posse de bola, muitas faltas cometidas e cansaço constante. Há apenas um que "proteste" contra isso, é o fato de que seu adversário terá menos chances de fazer gols.
Saber somente um pouco sobre os tipos de marcação não é o suficiente. O Brasfoot possui um "sistema" que em cada árbitro do jogo tem seu nível de rigor. Os níveis variam de 1 á 5, quanto mais alto o nível, maior o rigor do árbitro. Um modo bem fácil de saber que tipo de marcação usar de acordo com o tipo do árbitro, é associar os níveis de rigos aos tipos de marcação. Vejam a tabela abaixo:



Se ainda não conseguiu entender, explicarei melhor. Como já falei anteriormente, usando o tipo de marcação leve, seu time fará menas faltas, usando o tipo pesada seu time fará faltas em uma média razoável, usando o tipo muito pesada, seu time fará muitas faltas. 

Mas, o que isso tem haver com o árbitro? 

Amigo, o fato é que um árbitro com um rigor alto (três á cinco) é mais "cabeça quente" e dará mais cartões a seus jogadores. Para evitar isso, é necessário usar o tipo leve da marcação. Já um árbitro com um rigor baixo (um á dois), é menos "mostra cartão" então, é uma boa hora para se por  uma marcação muito pesada em jogo. Um árbitro com níveis médios de rigor (dois á três), pode-se usar uma marcação pesada. Certo? Que fique claro que não estou dizendo que é obrigatório seguir o que citei, é certo que há situações que temos que ir no "tudo ou nada" para conseguir um bom resultado, isso são informações que o ajudará em seu rumo brasfooteiro.

Então pessoal, o post fica por aqui. Obrigado por não ser preguiçoso e clicar no botão de "ler mais".

Ah, gostaria também de saber que tipo de marcação vocês mais usam. Comentem!

Grato,
Lucas Almeida.