Fala ai galera, depois de alguns dias sem postar eu Diego Senna venho trazer a vocês mais uma incrível análise, mas desta vez não é de nenhum clube, e sim de um dos campeonatos de seleções mais disputados do continente sul-americano, a Copa América. Leia Mais!


Introdução:  A Copa América ou Taça América, é a maior competição do continente sul- americano de futebol.

As seleções que normalmente participam são : Argentina,Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela. Mais desde 1993 duas seleções de outras federações, são convidadas a participar tais como : Estados Unidos, Japão, Honduras, México e Costa Rica.

Modo de disputa:  Na primeira fase, as doze equipes participantes foram divididas em três grupos de quatro equipes cada. Cada equipe enfrentou os três adversários dentro do grupo. Em caso de empate por pontos, a classificação se determinaria através dos seguintes critérios, seguindo a ordem:

  1. Saldo de gols
  2. Número de gols a favor (gols pró)
  3. Resultado da partida entre as equipes em questão
  4. Sorteio
As duas melhores equipes de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados, avançaram as quartas-de-final. A partir dessa fase foram disputados jogos eliminatórios até se chegar aos dois finalistas. Em caso de empate no tempo normal, seria disputada uma prorrogação de 30 minutos e, persistindo o empate, decisão por pênaltis.

Maiores vencedores da Copa America e seus artilheiros gerais

Os 3 maiores campeões da Copa América são: Uruguai ( com 15 conquistas), Argentina ( com 14) e Brasil ( com 8), seguidos de : Paraguai e Peru com 2 títulos e Colômbia e Venezuela com 1 titulo. 

E em como todos os torneios, os goleadores gerais também é acirrada a briga pelo topo da tabela ocupada hoje por : Norberto Méndez ( Argentina) e Zizinho ( Brasil) com 17 gols cada, seguidos de : Teodoro Fernández ( Peru) e Severino Varela do Uruguai com 15 gols, e Gabriel Batistuta da Argentina com 13 gols. 

Recordes da Copa América

Jogador que mais vezes jogou por sua seleção: Sergio Livingstone ( Chile- 34 jogos)

Maior goleada: Argentina 12 x 0 Equador.

 Árbitro que mais vezes apitou  na Copa América:  O árbitro que mais apitou partidas na história da Copa América foi o argentino José Bartolomé Macías, com 25 jogos durante a década de 1930.

Melhores seleções para se jogar e suas formações

Brasil: 4-4-2 Marcação : Pesada estilo de jogo: contra- ataque. (Meio ou pontas)
Argentina e Uruguai: 3-5-2 - Marcação: Muito Pesada e estilo de jogo: contra ataque pelo meio.

Melhores jogadores de cada uma das 3 seleções: Oscar: Brasil, Messi (Argentina) e Suaréz (Uruguai).