Olá pessoal ligadão no CB! Sou Lucas Almeida, trazendo à vocês mais um "capítulo" da série "Entendendo Formações". Dessa vez o tema abordado será sobre a 4-3-3, em seu modo normal.


Esta formação é descrita como um esquema tático com quatro jogadores na defesa, três no meio-campo (sendo um deles volante) e três atacantes, dois pontas e um centroavante.
É preciso, sem dúvida, ter muita cautela na hora de escolhe-la, principalmente se seu elenco não é está adequado para usá-la. A seguir darei algumas dicas em relação aos setores do jogo:

  • Setor defensivo:  Sem dúvida é a posição que mais é exigida pela 4-3-3, já que, o meio-campo (principal setor de uma equipe) fica bastante exposto, facilitando a invasão dos adversários em seu campo defensivo. Com isso, tenha dois zagueiros totalmente "focados" à defesa, sem nenhum vínculo à ofensividade, juntamente com um de seus laterais.
  • Setor neutro: Como já se dito, é o setor mais importante de uma equipe. Na 4-3-3 (modo normal), temos um meia de ligação e dois meias de armação. Ao meia de ligação, privilegie características de desarme ou marcação e velocidade ou passe. Em seus meias de armação, o aconselhável é ter um armador velocista e um assistente.
  • Setor ofensivo: Neste setor temos um centroavante e dois pontas de áreas. Jogadores com características iguais ou semelhantes a de jogadores como Jô e Fred são boas opções para um centroavante neste estilo de jogo. Já para os pontas, dê preferência à jogadores rápidos, de bom passe e finalização.

A escolha de uma formação, está totalmente associada ao estilo de jogo proposto. No entanto, cada formação, praticamente, tem um estilo de jogo padrão. Veja algumas dicas:


  • Pelo meio ou pelas laterais? Sem dúvida alguma, atualmente esta é a maior dúvida dos Brasfooteiros. Na 4-3-3 o ideal é o jogo pelas laterais, já que temos laterais que avançam, meias quem também avançam (pelas laterais) e pontas de áreas, que logicamente atuam pelas laterais da grande área.

  • Retranca, equilíbrio ou ofensividade? Certamente, um estilo de jogo equilibrado, encontra-se mais favorável para este tipo de formação, já que não deixará sua zaga muito exposta e nem levará muito sufoco.
  • Qual o tipo de marcação adequada? Não só depende do querer, mas também da necessidade. É bom ficar atento aos rigores dos árbitros porque se não a coisa vai ficar feia. Utilize, na maioria dos jogos, marcações pesadas.

Então galera, a análise fica por aqui, espero ter ajudado.
Grato,
Lucas Almeida.